O Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho propôs à educadora Filipa Andrade desenvolver um projeto inovador em contexto sala de atividades: MobeyBou, sob a coordenação da Dra. Cristina Sylla.

Como as atividades MobeyBou promovem o desenvolvimento de competências linguísticas e narrativas, assim como a literacia digital e o multiculturalismo, Filipa Andrade em boa hora aceitou o desafio, enquadrado no plano de atividades, quer da EB n.º 2 de Vila Verde (Centro Escolar) quer do departamento da Educação Pré-Escolar.

No terceiro período, depois da escolha ter recaído na App MobeyBou Brasil (uma vez que no grupo/ turma havia crianças vindas do Brasil) a educadora Filipa delineou um guião com estratégias/ atividades para serem desenvolvidas pelas crianças, envolvendo pais e comunidade educativa.

“Mobeybou no Brasil” consiste numa história “Brasil de sul a norte”, cujas personagens centrais são a Iara e o Kaué que dão a conhecer o país e as suas tradições.

Foram várias as situações que estas crianças viveram, em diferentes contextos, tais como:  a festa do Boi-Bumbá, a viagem à floresta amazónica, o passeio à Avenida Paulista, o picnic no Pampa a dança da Capoeira e a dança popular do frevo.

O sentido de equipa, a partilha, a interajuda e o respeito estiveram sempre presentes nas atividades realizadas.