Projeto “New Era” do AEVV na Noite Europeia dos Investigadores

Convite à comunidade escolar

O nosso planeta está doente. Com a crescente preocupação com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, o agrupamento de escolas de Vila Verde apresenta os projetos desenvolvidos no clube de Ciência Viva – “No pico da Ciência”.

Com base nessa necessidade urgente, os projetos em curso abrangem diferentes áreas: a alimentação, o ambiente, a energia e a saúde mental, refletindo o compromisso dos jovens investigadores em promover a saúde e a preocupação ambiental na escola e na comunidade.

O projeto faz o caminho pela abordagem da Escola Promotora de Saúde (EPS), sendo desenvolvido no âmbito da investigação do projeto europeu ERASMUS + School Health in Europe for Active and Healthy Ageing – SHE4AHA, com a formação e supervisão da Professora Teresa Vilaça, da Universidade do Minho.

A nossa parceria com a Casa do Conhecimento de Vila Verde, nas suas feiras da Ciência e Tecnologia, permite-nos ir apresentando as várias fases dos projetos em curso e é o espaço certo onde temos oportunidade de avaliar e aperfeiçoar as ideias e consequentemente os trabalhos finais.

Apresentamos três dos projetos desenvolvidos: Pasta de Dentes, Creme de Mãos, Jogos Scratch sobre Alimentação e Ambiente Sustentáveis. Cada um deles busca soluções inovadoras e conscientes, contribuindo para um futuro mais responsável e saudável.

Contamos convosco!

O Programa da Noite Europeia dos Investigadores está disponível aqui.

Catarina Malheiro, 9.º C; Francisca Oliveira, 9.º C; Soraia Lobo, 9.º C; Gabriela Pinheiro, 9.º C; Lia Gama, 9.º C; Maria Rodrigues, 9.º C; Matilde Faria, 9.º C; Joana Cruz, 7.º D; Patrícia Coelho, 7.º D; Maria Costa, 7.º D; Maria Gomes, 7.º D; Leonor Pereira.