O Dia Mundial da Alimentação comemora-se a 16 de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1979, no âmbito da 20.ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. A efeméride é assinalada desde 1981 com o objetivo de promover a reflexão sobre a problemática da fome e o desenvolvimento de ações efetivas que garantam uma melhor gestão da alimentação a nível mundial.

Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. É um princípio fundamental da vida. Todos devemos ter acesso a uma alimentação suficiente, nutritiva, variada, económica e segura. Começa na natureza. Uma viagem dos nossos produtores até às nossas mesas. Atualmente, mais de 730 milhões de pessoas passam fome no mundo e cerca de 2 biliões estão em estado de insegurança alimentar. É tempo de começar a gerir promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), em articulação com as turmas do 9.º ano e respetivas professoras, foram desenvolvidas atividades sobre a importância da alimentação saudável. Os alunos analisaram diversos rótulos de produtos alimentares, de forma a quantificar os açúcares e fazer uma análise crítica do ponto de vista nutricional, tendo particular atenção às consequências do consumo excessivo de açúcar.

As turmas do 6.º ano, no âmbito da disciplina de ciências naturais, realizaram trabalhos com os quais fizeram uma Exposição – Alimentação Saudável e Sustentável. O principal objetivo desta exposição é “dar ênfase às características do padrão alimentar mediterrânico (PAM), salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes ao seu estilo de vida e sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação com características mediterrânicas (destacando a Pirâmide de Alimentação Mediterrânica e a Roda dos Alimentos), pretendendo-se assim promover e valorizar este padrão alimentar junto da nossa comunidade educativa.

A equipa do PES