No passado dia 29 de abril, os alunos do 8.º ano da Escola Básica de Vila Verde participaram numa visita de estudo que combinou natureza e cultura, num trabalho articulado entre os grupos disciplinares de Português, Ciências Naturais e Geografia.
A visita foi dividida em dois turnos devido ao elevado número de participantes. Os alunos visitaram o Parque Natural do Litoral Norte (PNLN) e assistiram à peça de teatro “Leandro, Rei da Helíria”, apresentada pela companhia “O Sonho”.
A visita ao PNLN, orientada por um guia especializado, levou os alunos a percorrer o trilho “PR2 EPS Entre o Cávado e o Atlântico – o Vento e o Rio” onde observaram diversos ecossistemas típicos do litoral, como o prado salgado atlântico, o sapal e as dunas. Ao longo do percurso, refletiu-se sobre o impacto da ação humana nesses ambientes, com destaque para a erosão costeira e a propagação de espécies invasoras. Foi também abordada a importância ecológica e económica destas zonas, reforçando-se a necessidade da sua preservação. Os alunos fizeram registos no guião da visita e captaram fotografias, que irão utilizar na realização de um trabalho final.
A atividade revelou-se muito enriquecedora do ponto de vista científico e pedagógico, e funcionou como uma aula de campo, permitindo consolidar conhecimentos já abordados nas aulas de Ciências Naturais e Geografia. O interesse e envolvimento dos alunos foram pontos muito positivos, embora se tenha notado algum constrangimento por existir apenas um guia por grupo.


No período oposto, assistiram à encenação de “Leandro, Rei da Helíria”. A experiência permitiu o contacto direto com o ambiente teatral, pouco habitual no quotidiano dos alunos, e contribuiu para uma melhor compreensão do texto dramático enquanto género destinado à representação. A movimentação dos atores, os cenários, a iluminação e os efeitos sonoros foram elementos apreciados, tendo havido ainda momentos de interação muito positiva entre atores e público. Apesar da duração da peça ter sido um pouco longa, a atividade permitiu reforçar aprendizagens essenciais no âmbito da Educação Literária.
Foi, sem dúvida, uma oportunidade privilegiada para aprender fora da sala de aula, aliando o conhecimento à experiência vivida.