No dia 8 de abril, na Escola Básica de Vila Verde, decorreu uma Palestra subordinada ao tema «Segurança, Defesa e Paz», destinada aos alunos do 9.º ano e dinamizada por dois militares do Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga.

Esta atividade, da iniciativa dos alunos turma A do 9.º ano, sob a orientação da professora Ana Pereira, enquadrou-se na operacionalização nos domínios da Educação para a Cidadania e na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, bem como nas atividades de orientação escolar e vocacional.

Os palestrantes explicaram aos alunos o papel das Forças Armadas na manutenção da ordem constitucional e no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado Português no âmbito de diversas organizações internacionais que o nosso país integra, nomeadamente ONU, NATO e UE. Dentro destas, destacou o Exército Português como garante da “Segurança, Defesa e Paz”, tal como está patente na Constituição da República Portuguesa. Realçou particularmente a Missão do Exército na defesa militar da República, salvaguardando o património nacional e garantindo a prontidão e eficácia da componente terrestre das Forças Armadas. Destacou ainda o seu contributo no apoio às populações no âmbito da sua cooperação e parceria com a Proteção Civil, em tarefas relacionadas com a satisfação de necessidades básicas e a melhoria da qualidade de vida das populações, evidenciando o seu inestimável esforço no combate à COVID19.

Esta excelente apresentação e o testemunho brilhante dos seus militares irá despertar nos jovens alunos da assistência uma predisposição para que no futuro profissional ponderem integrar as Forças Armadas Portuguesas.

A palestra finalizou com a alusão ao «Dia da Defesa Nacional», atividade de caráter obrigatório em Portugal, que visa sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos, dando a conhecer as missões e organização das Forças Armadas.

Os alunos estiveram atentos e gostaram da apresentação e da temática.

Os nossos agradecimentos ao Regimento de Cavalaria n.º 6, de Braga, e ao Exército Português.

A Organização

Comments are closed.

Cantina

Escola Básica de Vila Verde

Horário: 12h15 às 14h15

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Horário: 12h15 às 14h15

Bufete

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 08h15 às 11h25

Tarde: 15h15 às 16h30

Reprografia

Escola Básica de Vila Verde

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00

Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo

Manhã: 09h00 às 12h30

Tarde: 14h00 às 17h00