A metodologia ativa de “Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas” (ABRP) foi implementada nas aulas de FQ e aplicadas às turmas do 8.º ano, no desenvolvimento do trabalho de enriquecimento curricular deste período, subordinado ao tema “Alterações Climáticas e a Poluição do ar”, envolvendo as turmas B, C, D, E, F e G. Esta modalidade de ensinar-aprender e investigar, centrada no aluno, constituiu um desafio, quer para as docentes, que criaram cenários reais com debate, incentivando a curiosidade e a criatividade, quer para os alunos, enquanto autores da construção do seu conhecimento e atores da sua educação com participação democrática, procurando a resolução de um problema real e pertinente no contexto atual, que afeta a Terra de um modo global e em particular os seres vivos.
Ao longo do processo, os alunos não só se envolveram de forma mais profunda, como também aprimoraram competências essenciais (sociais, relacionais e de trabalho) para o seu futuro. A ABRP mostrou-se uma abordagem altamente eficaz no desenvolvimento de competências como pensamento crítico, cooperação e autonomia e para a construção da cidadania dos jovens com tomada de consciência ambiental e social! Os alunos apresentaram soluções que os implicam a atuar diretamente como sujeitos de transformação, não remetendo as soluções para terceiros!
Depois da pesquisa os alunos criaram um cartaz alusivo ao tema através da ferramenta digital Canva! Convidamos-vos a espreitar o mural Padlet.