A turma do 6.º B da EB Monsenhor Elísio Araújo, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, realizou uma exposição, cujos objetivos foram promover e valorizar a interculturalidade. A exposição foi enriquecida com adereços das tradições portuguesa, romena, turca e do país Basco. Os adereços representantes do país Basco foram disponibilizados, gentilmente, pelo professor Henrique Matos.
Marques (2003: 76) salienta o papel da “pedagogia intercultural como valorização de culturas e das identidades culturais, como ferramenta de intervenção, de diálogo, de conhecimento, de enriquecimento mútuos”. Assim, a gestão da escola na promoção da diversidade cultural é uma mais-valia para toda a comunidade.
Para potencializar a interculturalidade, os alunos húngaros Peter Grek, Zalan Havasi e Ester Tóth, no Projeto Erasmus, fizeram uma apresentação sobre Património e Cultura Húngaros. Esta experiência foi, certamente, uma mais-valia na sua formação, assim como o foi também para os nossos alunos, contribuindo ainda para a afirmação internacional do agrupamento de escolas de Vila Verde.
Professora Paula Simões