Comemorações dos 50 Anos da Revolução do 25 de Abril de 1974 na EB de Vila Verde

No dia 25 de abril de 2024, Portugal comemorou meio século desde a revolução que marcou um ponto de viragem na sua história moderna: o 25 de abril de 1974. Esta data emblemática, conhecida como a Revolução dos Cravos, não só libertou Portugal de décadas de regime ditatorial, como também simbolizou a ascensão da democracia e dos valores de liberdade e igualdade.

Para comemorar os 50 Anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, na Escola Básica de Vila Verde decorreram, na semana de 22 a 26 de abril, várias iniciativas como exposições de trabalhos dos alunos dos 6.º e 9.º anos, um concurso de Tshirt´s ilustradas com imagens alusivas à efeméride, um miniconcerto com músicas de intervenção, declamação de poemas, além da distribuição de cravos vermelhos pela comunidade educativa.

Das atividades promovidas na Escola Básica de Vila Verde, destaca-se um conjunto de exposições de trabalhos dos alunos dos 6.º e 9.º anos, tais como «A Revolução de A a Z» em que se percorre os principais momentos da revolução de abril organizados por letras. Ficamos a conhecer os rostos e as ações dos protagonistas desse dia e factos que marcaram os meses seguintes.

«Antes do 25 de Abril não podias…» – Durante os 48 anos que durou a ditadura, os portugueses viveram condicionados por uma longa lista de proibições, constando algumas delas desta exposição.

«O 25 de Abril na imprensa» – O impacto da revolução nas primeiras páginas de alguns jornais

A poesia sai à Rua, onde se pode ler um conjunto de poesias que, mais do que belas, têm um significado relacionado com a liberdade, a democracia e com a possibilidade de se viver sem amarras e de se poder exercer a nossa liberdade.

Letras e Músicas de canções de intervenção e algumas biografias dos principais intervenientes.

No dia 24 de abril, foram distribuídos cravos vermelhos à comunidade educativa com mensagens alusivas a esta efeméride e foi realizado um miniconcerto com os alunos do 6.º ano e o professor José Carlos Gomes com músicas de intervenção. Finalizou-se com o Hino Nacional. Os alunos do 6.º A declamaram algumas poesias sobre Liberdade e Democracia.

Também decorreu na Biblioteca Escolar uma exposição e concurso de T’Shirts que os alunos ilustraram com motivos alusivos à Revolução.

O ambiente foi de festa nesta semana marcante, onde se comemorou uma data fundamental da democracia portuguesa.

A organização agradece a todas/os as/os que colaboraram nesta iniciativa, em particular às professoras Ana Rosa Gomes, Cármen Machado e Rosa Leitão, pela extraordinária colaboração.