A Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo assinalou o Dia Mundial da Alimentação, este ano, de uma forma muito especial, tendo em conta o tema aglutinador do projeto curricular do agrupamento “A Multiculturalidade”.
Assim, de forma criativa e empenhada, toda a comunidade educativa participou de alguma forma, desenvolvendo projetos e conteúdos de grande interesse cultural.
Uma das atividades que criou bastante impacto nos alunos foi que cada família pesquisou, confecionou e fotografou uma receita nacional ou estrangeira. Esses registos foram colocados num planisfério gigante, para que todos conseguissem visualizar a origem das receitas. Deu-se particular ênfase aos países dos alunos estrangeiros, para que todos percebessem a riqueza das diferentes culturas, hábitos e gastronomia.
Na escola, todas as turmas trataram o tema da alimentação e a multiculturalidade de acordo com os interesses dos alunos, resultando numa exposição aberta à comunidade educativa.
Para além dos temas comuns relacionados com a saúde e alimentação saudável, o Dia da Alimentação foi mais além, alargando a cultura geral e permitindo que todos se sentissem integrados. Houve declamação de poemas e provérbios, canções alusivas à alimentação e apresentação de pesquisas diversas. A riqueza dos trabalhos produzidos ultrapassou as expectativas, realçando-se o entusiasmo, o empenho e o interesse de todos os intervenientes, para que o dia fosse culturalmente enriquecedor.