O AEVV no Caixa Forum Barcelona

Programa de Liderança para a Aprendizagem

Com o objetivo de continuar a fazer do Agrupamento de Escolas de Vila Verde uma das melhores escolas da região, apresentamos a nossa candidatura ao Programa de Liderança para a Aprendizagem, que foi selecionada pela University College of London e pela Fundação La Caixa.

Por essa razão, estivemos nos dias 10, 11, 12 e 13 de julho, no Caixa Forum Barcelona, a trabalhar conjuntamente com os líderes de 18 escolas espanholas e de outras 8 excelentes escolas portuguesas num magnifico e intensivo momento formativo.

Este programa de desenvolvimento profissional docente foi criado para promover a transformação educativa no nosso país, com a qualidade da Fundação ”La Caixa” e dos Investigadores do Institute of Education da University College London (UCL), que é líder mundial de referência na formação docente, não só pela sua experiência e impacto no Reino Unido, mas também pelo seu trabalho com sistemas educativos do mundo inteiro, no nosso caso, em colaboração com os Investigadores do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM).

Nesta jornada de aprendizagem e investigação, o nosso Diretor, António Alberto Rodrigues, foi acompanhado pelo Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo, Paulo Jorge Pimenta, e desenvolveram intenso trabalho sob a orientação do investigador Mark Quinn.

Também o Professor Manuel Flores, Subdiretor do AEVV, foi convidado como facilitador para acompanhar o desenvolvimento de três Escolas Portuguesas, facto que constitui um orgulho para a nossa instituição e demonstra a elevada qualidade científica dos nossos docentes.

As evidências internacionais indicam que a liderança pedagógica é um dos motores mais importantes da transformação educativa e um fator-chave para a sustentabilidade da inovação. A transformação educativa exige que as organizações educativas coloquem a aprendizagem no centro de toda a sua atividade e, consequentemente, que todas as pessoas que façam parte delas saibam liderar os seus próprios processos de aprendizagem e os dos outros.

A liderança para a aprendizagem faz dos agrupamentos «organizações que aprendem» e das equipas de docentes «comunidades profissionais de aprendizagem».

Os trabalhos continuarão agora em Portugal e terão o seu epílogo em julho de 2024, em Barcelona, depois de várias sessões de trabalho de Equipa com a UCL, a UM e com as demais escolas participantes. Trabalho árduo e formação intensiva, mas que prometem resultados de muita qualidade.