O Clube de Ciência Eureka da Escola Básica de Vila Verde dinamizou a 1.ª edição das Olimpíadas de Química Júnior, promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), em colaboração com a Universidade do Minho.
As Olimpíadas de Química Júnior são uma competição nacional que desafia os alunos a explorarem o mundo fascinante da Química e a aplicarem os seus conhecimentos de forma criativa e inovadora. É uma competição direcionada para alunos do 3.º ciclo do ensino básico, promovendo o gosto pela ciência e o desenvolvimento de competências como o raciocínio lógico, trabalho em equipa e resolução de problemas.
Participaram 22 alunos na prova de seleção a nível de escola, que decorreu a 11 de março. Esta fase consistiu na realização de uma prova escrita individual, com o objetivo de avaliar os conhecimentos dos alunos na área da Química. A classificação obtida nesta prova serviu de base para a seleção de uma equipa de três alunos que representou a escola na semifinal – fase regional, que teve lugar no dia 5 de abril na Universidade do Minho.

A equipa os pHenomenais, composta pelos alunos Íris Rodrigues, do 8.º A, Heloísa Navarro, do 8.º B, e João Costa, do 8.º G, realizou uma prova com duas componentes: teórica e prática no laboratório. Os alunos foram acompanhados pela docente Sandra Reis.
Enaltece-se o empenho, o rigor e o interesse demonstrados pelos alunos ao longo das diferentes fases do concurso, bem como o envolvimento ativo na valorização do conhecimento da ciência, contribuindo de forma positiva para a imagem e prestígio da escola.