“Orientação Vocacional – O Papel dos Pais/Encarregados de Educação”

No dia 19 de fevereiro, pelas 18h, teve lugar na Escola Básica de Vila Verde (EBVV) a ação dirigida a Pais/Encarregados de Educação dos alunos em fase de conclusão do 3.º ciclo de escolaridade, dinamizada pela psicóloga Rosa Gonçalves do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, em colaboração com a Equipa de Promoção do Sucesso Educativo. Esta ação realizou-se em estreita articulação com a Coordenadora dos Diretores de Turma (professora Ana Pereira) e com os Diretores de Turma das sete turmas do 9.º ano desta escola (professores: Manuela Lima, Lurdes Carvalho, Cláudia Barros, João Ferreira, Sérgio Soares, Luísa Campos e André Melo).

A atividade teve como objetivos gerais: a) potenciar o envolvimento parental no processo educativo e profissional dos filhos; b) fomentar o conhecimento dos fatores associados ao processo de tomada de decisão vocacional e à problemática que as opções vocacionais envolvem; c) favorecer uma relação escola-família positiva; d) promover o diálogo e a partilha de conhecimentos acerca da temática.

A ação contou com a presença de vários Encarregados de Educação que se mostraram interessados no tema, como se pode comprovar pela adesão à atividade e pelas pertinentes intervenções realizadas/questões colocadas no final, e de forma mais individualizada, aos dinamizadores.

A organização (Serviço de Psicologia e Orientação, Coordenadora dos Diretores de Turma e Diretores dos 9.º anos de Escolaridade e CEF de Informática) agradece a todos os intervenientes, em particular aos Pais/Encarregados de Educação que estiveram presentes.