Visita de Estudo dos Alunos do 9.º ano da EB de Vila Verde

No âmbito do plano anual de atividades, os alunos do nono ano e do CEF- OI da Escola Básica de Vila Verde participaram, no dia 29 de janeiro, numa visita de estudo ao Porto de Leixões e numa ida ao teatro, em Perafita, Matosinhos.

Durante a manhã, os alunos, já em “território internacional”, tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao porto de Leixões e de conhecer um pouco da sua história e do papel importante que desempenha nas transações comerciais entre Portugal e alguns países africanos e americanos. Para além disso, tomaram conhecimento da dinâmica interna do porto, nomeadamente cargas e descargas de mercadorias. De um modo geral, os alunos manifestaram bastante interesse e relacionaram os assuntos abordados pela guia com os temas trabalhados nas aulas de Geografia. Surpreendentemente, constataram a união perfeita entre as estrofes da Ode Marítima de Fernando Pessoa e alguns versos da bela obra poética de Sophia de Mello Breyner que, artisticamente, adornavam os contentores daquele agradável, embora metálico, porto de mar.

Durante a tarde, chegou a vez da “aula ao vivo” de Português no auditório da Companhia de Teatro O Sonho, em Perafita, para assistir à dramatização do Auto da Barca do Inferno de Gil Vicente. Os alunos aperceberam-se da magia que envolve a transformação de um texto escrito num texto representado e divertiram-se com a irreverência do Diabo, com a simplicidade e travessuras do Parvo e com as atitudes inconscientes das “almas” que reclamavam o destino celestial. Alguns viveram um momento único, quando foram convidados a partilhar o palco com os atores. Cumprindo a máxima de Gil Vicente, os alunos sistematizaram, assim, a rir, os conteúdos abordados nas aulas de Português

A visita de estudo revelou-se enriquecedora sob os pontos de vista cultural, histórico e artístico, tendo sido alcançados os seus objetivos.