A atividade “Pão por Deus” foi assinalada com uma exposição das tradicionais saquinhas do “Pão por Deus” e a explicação desta data, no âmbito da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Como vem sendo hábito, as famílias foram envolvidas nesta atividade. Confecionaram e decoraram as saquinhas que as crianças levaram para a escola com muito orgulho. Todas elas foram feitas com dedicação, carinho e com um enorme bom gosto.

O costume do “Pão por Deus” surge em Portugal no século XV, mas ganha relevância após o terramoto de 1755, em Lisboa, precisamente a 1 de novembro. A cidade viu-se assolada pela fome; os mais necessitados percorriam as ruas da capital pedindo o “Pão por Deus” o que reforçou, entre os habitantes, a necessidade de partilhar os alimentos com quem mais precisava.

Para manter a tradição, a professora Paula Simões e os seus alunos saíram à rua para pedir de porta em porta o “Pão por Deus”. Durante o percurso recitaram alguns versos tradicionais como forma de agradecimento:

Esta casa cheira a broa,

Aqui mora gente boa.

Esta casa cheira a vinho,

Aqui mora um santinho.

Alunos e comunidade mantiveram vivas as tradições, num testemunho vivo do passado e legado para o futuro.

A professora Paula Simões