Alunas da EBVV na sessão distrital do Parlamento dos Jovens 2024

A sessão distrital do Parlamento dos Jovens teve lugar nos dias 18 e 19 de março, em Braga nas instalações do Auditório Vita.

A representação da nossa escola esteve a cargo das alunas Margarida Barbosa Capa, do 8.º B, e Sara Matos Peixoto, do 8.º G, devidamente assessoradas pela deputada suplente Alicia Gomes Fernandes, do 9.º C.

A Sessão de abertura contou com a participação dos alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian que interpretaram de forma brilhante o tema de Paulo de Carvalho «E Depois do Adeus» e «Grândola Vila Morena», de Zeca Afonso.

Seguidamente, tomaram a palavra as individualidades convidadas: a Deputada da Assembleia da República, Ex.ma Sra. Dra. Palmira Maciel, a Ex.ma Sra. Vereadora da Pelouro da educação do município de Braga, Dra. Carla Sepúlveda, a Ex.ma Sra. Dra. Sónia Melo, em representação da DGEstE, e a Ex.ma Sra. Dra. Glória Teixeira, em representação do IPDJ. Todas enalteceram o trabalho de alunos e professores, louvando o entusiasmo e generosa colaboração destes últimos.

O evento teve a participação de 168 alunos de 56 escolas e, no final dos trabalhos, resultou a eleição dos deputados das cinco escolas, que irão representar o distrito de Braga na Sessão Nacional. As deputadas efetivas da nossa escola, Margarida Barbosa Capa e Sara Matos Peixoto, tiveram uma prestação brilhante na apresentação e defesa do Projeto de Recomendação da Escola Básica de Vila Verde.

O tema em debate neste ano letivo foi «Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa», temática muito atual, uma vez que se comemoram em 2024 os 50 anos da Revolução dos cravos, tendo os deputados das diversas escolas demonstrado bastante empenho na procura de contributos para tornar as nossas escolas mais plurais e participativas.

No Projeto de Recomendação que o distrito de Braga vai apresentar na Assembleia da República constam medidas que passam por dotar todas as escolas, dos diferentes níveis de ensino, de recursos materiais e humanos que sejam uma resposta às reais necessidades dos/as alunos/as com necessidades específicas de aprendizagem, no sentido da efetiva promoção da equidade. Atribuir mais tempos semanais à disciplina de Português Língua Não Materna (PLNM), de forma a facilitar a integração dos/as alunos/as newcomers na comunidade escolar e na comunidade local. Promover assembleias de alunos/as, de caráter periódico, para debate de assuntos relacionados com o funcionamento da escola ou com assuntos de interesse dos alunos. E por último, promover atividades para alunos com necessidades especiais.

Parabéns às «nossas deputadas» e os nossos agradecimentos a todas/os as/os alunas/os que participaram neste Programa.

A Coordenadora do Programa na EBVV, Professora Ana Pereira