Parceria histórica em projeto da EB de Vila Verde

Projeto Eco-Escolas da EBVV e Projeto Life Wild Wolf: uma parceria em prol da preservação da natureza através de Eco-Trilhos.

No cenário único e majestoso da serra das terras altas do nosso Concelho de Vila Verde, na freguesia de Gondomar, nasceu uma colaboração inédita e notável, que muito nos prestigia e nos honra, entre a nossa escola, através do Projeto Eco-Escolas, e o Projeto Life Wild Wolf.

No dia 19 de março, o coordenador do Projeto Eco-Escolas da Escola Básica de Vila Verde, Luís Vaz, e o engenheiro Adelino Silva, parceiro do nosso projeto do Município de Vila Verde, associaram-se à equipa de destacados investigadores do Biopolis/CIBIO-InBio (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), Dr. Francisco Álvares e Dra. Marta Oliveira, para formalizar uma aliança.

O foco desta parceria está na implementação de um eco-trilho (Eco-Lobo) público e pedagógico, em pleno território da alcateia de Vila Verde, com ênfase na divulgação de práticas de conservação do lobo-ibérico e do rico património natural e etnográfico associado.

Este projeto alinha-se com as metas ambiciosas do Projeto Life Wild Wolf, uma iniciativa internacional financiada pela comunidade europeia e liderada pelo Dr. Francisco Álvares, biólogo de reputação internacional, com mais de três décadas de experiência no estudo do lobo-ibérico em Portugal.

O Projeto Life Wild Wolf, que abrange oito países europeus e a colaboração de dezoito entidades, que incluem instituições de investigação, autoridades e ONGs, tem como principal objetivo manter os lobos selvagens nas paisagens antropogénicas, envolvendo todos os agentes do território para garantir uma coexistência harmoniosa com as atividades humanas.

Em Portugal, as ações incluem a prevenção de ataques a espécies pecuárias, o aumento da disponibilidade de presas selvagens através do restauro dos habitats e da redução da perseguição ilegal do lobo.

Desde o início desta colaboração, já foram alcançados avanços importantes. O traçado e a localização das estações de interpretação do Trilho Eco-Lobo foram aprimorados e o planeamento de uma saída de campo também já está programada, com o intuito de proporcionar uma experiência imersiva na Natureza. Além disso, os conteúdos detalhados sobre as estações do trilho serão disponibilizados na aplicação Wikiloc, promovendo a vivência sustentável e a consciência ambiental da região.

Com esta parceria, entre a nossa escola, o Município de Vila Verde e o Projeto Life Wild Wolf, almeja-se desenvolver um conjunto de ações que possam contribuir para deixar um legado de conservação e educação ambiental, protegendo assim o nosso património natural para gerações futuras.