Para além da fase municipal do Concurso de Leitura, no dia 20 de março, como já foi noticiado, na última semana de aulas do 2.º período decorreu a Semana da Leitura e, simultaneamente, na área de influência da EB Monsenhor Elísio Araújo, a Feira do Livro.

No auditório da EB MEA, na sexta-feira, partilhou-se leituras de poemas com as turmas do 3.º ciclo num “Encontro de Poesia”, celebrando desta forma o gosto por este género literário. Foram ditos poemas em português, em inglês e em espanhol, este último dito por uma aluna colombiana, que se intitulava “Poema a los amigos”, como forma de integração e multiculturalismo.

Na EB de Vila Verde, no Dia Mundial da Poesia, alunos e professores retiraram de alguns cestos uma surpresa, que incluía um poema. Nos últimos dias, promoveu-se a escrita de leitura, com a atividade “Liberta o teu poema!”: cada participante deixou o seu poema na gaiola que estava na biblioteca escolar.

Ao longo da semana, celebrou-se o prazer de ler, com múltiplas atividades que promoveram a leitura e o encontro dos livros com os seus leitores, em contexto de sala de aula e na biblioteca escolar. Todas as turmas da EB MEA visitaram a Feira do Livro, assim como as turmas do pré-escolar e do 1.º ciclo. No CE MEA, promoveu-se a leitura com uma grande atividade de partilha entre turmas do 1.º ciclo. Salienta-se a grande adesão à aquisição de livros para leitura recreativa.

Um grupo de educadoras do agrupamento de escolas aliou-se à organização da Feira do Livro e dinamizou atividades e jogos com as crianças que se deslocaram à EB MEA, atividade que foi muito apreciada e teve grande impacto na comunidade.

Durante esta última semana, a equipa da biblioteca escolar, na EB de Vila Verde, desafiou todas as turmas e respetivos professores a ler um texto por dia e a conversarem sobre o tema do texto selecionado. Aos alunos, foi proposto que requisitassem um livro para ler nas férias da Páscoa.

A equipa da biblioteca escolar agradece a colaboração de todos quantos estiveram envolvidos nestas atividades que mobilizaram a comunidade educativa.