Prevenção Rodoviária e Suporte Básico de Vida

No dia 24 de janeiro, decorreram nas escolas Básicas de Vila Verde e Monsenhor Elísio Araújo as seguintes atividades: Prevenção Rodoviária, sessão dinamizada pela Escola Segura com a presença de um elemento da GNR, e Suporte Básico de Vida, sessão dinamizada pelo INEM, Bombeiros e enfermeiros do Centro de Saúde de Vila Verde, para alunos do 9.º ano de escolaridade e CEF –OF.

No tocante à palestra sobre a Prevenção Rodoviária, foram abordadas questões importantes para a segurança dos alunos no sentido de despertar atitudes corretas de circulação na via pública, promover a educação rodoviária e alimentar uma cultura de prevenção da sinistralidade.

No que diz respeito à segunda atividade, esta decorreu em dois momentos distintos: parte teórica e parte prática. A parte teórica foi dirigida por um representante do INEM, durante a qual foram ministrados conteúdos básicos de primeiros socorros, incluindo o Suporte Básico de Vida. Na segunda parte, foi realizada uma demonstração prática que decorreu no pavilhão da escola, sendo que as turmas envolvidas, em pequenos grupos, puderam por em prática o suporte básico de vida.

Estas palestras foram muito interessantes, elucidativas e esclarecedoras segundo os alunos envolvidos, nomeadamente os da turma CEF.