Projeto “Partilhar é Valorizar” na EB de Barbudo

Como os livros são fundamentais para o desenvolvimento global das crianças/alunos, de modo a facilitar a leitura, na Escola Básica de Barbudo, implementou-se o projeto “Partilhar é Valorizar”, que consiste na troca de livros. As crianças trazem um livro que têm em casa e trocam por outro dos que estão na escola. Assim, permite que haja uma valorização constante dos livros que já tinham sido lidos e “relidos” e que já não despertavam interesse para essa criança. Todavia, esse mesmo livro pode ser novo para outro colega e facultar assim novas leituras.

Através das histórias, as crianças desenvolvem o gosto pela leitura, a imaginação, a concentração e é, ainda, estimulado o seu espírito crítico. É através da capacidade de ler que saberemos lidar de forma crítica com as informações com as quais somos invadidos diariamente.

O projeto iniciou no mês de janeiro e está a ter uma excelente adesão, o que demonstra que as nossas crianças e famílias valorizam os livros e as leituras.

Este projeto foi implementado e está a ser desenvolvido por uma docente que se encontra ao abrigo do art.º 79.

Queremos agradecer a todos que contribuíram com livros para que este projeto fosse possível!