O professor Bernardino Silva, na manhã do dia 26 de fevereiro, nas Escolas Básicas Monsenhor Elísio Araújo e de Vila Verde, testemunhou na primeira pessoa situações de assimetria entre países, relacionando-as com os Direitos Humanos. As sessões foram promovidas pelos grupos disciplinares de Geografia e de Educação Moral e Religiosa Católica para os alunos do 9.º ano do agrupamento de escolas.

Bernardino Silva, presidente da Comissão Justiça e Paz de Braga, representante de Portugal na Comissão Europeia (COMECE) para os Dias Sociais Europeus e participante em vários congressos nacionais e internacionais, como a Cimeira Pan-Amazónica (2019), é professor de EMRC na Escola Secundária de Amares.

O Dino, como carinhosamente é conhecido, proferiu uma palestra humanamente rica e centrada em dimensões dos Direitos Humanos como a habitação, a alimentação, a educação/ escola e a saúde. As fotografias visionadas foram feitas por ele em países como Paquistão, Afeganistão, Iraque, Líbano, Somália, Ruanda, Sudão, República Centro Africana, Congo, Chade, Haiti, Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Vietname, Tailândia, Laos, entre outros. Falou igualmente da “MIssão Amar(es)”, um projeto voluntário que tem com os alunos do ensino secundário, com trabalho em Moçambique.

Os alunos tiveram a oportunidade de testemunhar o trabalho voluntário desenvolvido por Bernardino Silva em países do Médio Oriente, África e América Latina.

Os alunos, que tiveram um comportamento exemplar, foram desafiados a agir, a começar pelo trabalho na escola.