No dia 26 de janeiro, decorreu na biblioteca escolar da EB de Vila Verde a Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens.

A sessão teve início com a tomada de posse das/os deputadas/os eleitas/os, na sequência das eleições que ocorreram no dia 24 de janeiro. De seguida, tomaram a palavra as/os presidentes das listas representados, apresentando três desafios/ respostas sobre: «Viver Abril na educação: caminhos para uma escola plural e participativa». Seguiu-se o debate entre as/os diversas/os deputadas/os e dele resultaram as seguintes propostas:

1. Combater a violência escolar, a exclusão e o bullying;

2. Aumentar a segurança nas escolas;

3. Promover dinâmicas coletivas e organizacionais que garantam a vivência de relações de igualdade entre a comunidade educativa.

A partir destas ideias, foi elaborado o Projeto de Recomendação que a nossa escola vai apresentar na Sessão Distrital. As/os eleitas/os para esta representação foram: Margarida Barbosa Capa, do 8.º B, e Sara Matos Peixoto, do 8.º G, (deputadas efetivas). A Alícia Gomes Fernandes, do 9.º D, foi eleita deputada suplente. O Pedro Cerqueira Mota, do 8.º B, é candidato a Presidente da Mesa da Sessão Distrital.

Os nossos agradecimentos a todas/os as/os alunas/os que participaram neste Programa.

A responsável pelo Programa Parlamento dos Jovens na Escola de Vila Verde,

Ana Pereira