“Voluntariado Em Movimento” aproxima gerações e celebra o 25 de Abril

O “Voluntariado Em Movimento” pretende capacitar e motivar os alunos para o exercício de um voluntariado pleno, informado e responsável, que se assume como espaço de cidadania, aprendizagem e participação nas comunidades.

O VEM procurou demonstrar aos cidadãos menos jovens que não há idade para viver e conviver, podem e devem relacionar-se com a comunidade, pois, assim, serão mais felizes e terão um envelhecimento mais saudável e com mais qualidade de vida. Foi isto que aconteceu no concelho de Vila Verde, no dia 23 de abril, na EB Monsenhor Elísio Araújo, no âmbito das comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril. O convite foi endereçado ao Lar da Casa do Povo do Pico de Regalados, na pessoa da Dra. Lúcia Nogueira, e que se estendeu aos utentes dessa instituição, com o objetivo de proporcionar uma manhã diferenciada para os idosos. A presença de tão simpática comunidade muito nos agradou.

Houve tempo para que os nossos idosos partilhassem testemunhos de cinquenta anos atrás e desejassem aos jovens de hoje muita saúde, trabalho (mais leve) e liberdade (a necessária), pois o tempo “antigo” foi duro.

No final, e depois de muita partilha de conhecimentos e de experiências, os alunos voluntários sentiram que neles existe a esperança de fazer a diferença para que a sociedade, .o mundo sejam melhores.

A professora Paula Simões