EBMEA inaugura monumento alusivo aos 50 Anos do 25 de Abril

No dia 23 de abril, a Escola Básica Monsenhor Elísio Araújo, no âmbito das comemorações do cinquentenário do 25 de Abril, inaugurou um monumento evocativo dessa efeméride, seguido da realização de uma manifestação.

A peça artística, da autoria da professora e artista Alexandra Lago, está colocada defronte da entrada da escola, virada para o espaço público, a assinalar a estreita colaboração entre a escola e a comunidade no esforço educativo dos alunos. O metal e a pedra destacam o cravo como símbolo da Liberdade e a expressão “Construir Abril” que a acompanha lembram a necessidade de, permanentemente, se defenderem os valores da Liberdade e da Democracia, alcançados em 25 de Abril de 1974.

A inauguração do monumento contou com as significativas presenças da presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, e do vice-presidente e vereador do pelouro da Educação, Manuel Lopes, bem como de antigos e atuais autarcas, representantes das associações locais, para além, obviamente, da presença de alunos, professores, assistentes, encarregados de educação, utentes do Lar da Casa do Povo de Pico de Regalados, a coordenação da EBMEA e direção do Agrupamento. A cerimónia foi abrilhantada com momentos de música, poesia e prosa, interpretados por alunos do primeiro ao terceiro ciclos.

De seguida, os alunos realizaram uma ruidosa e animada manifestação, onde expressaram, em palavras de ordem e coloridos cartazes, a defesa dos valores da paz, da justiça, da igualdade, da democracia, da tolerância, da proteção ambiental e animal, mas também do combate à violência doméstica. A música, os manifestos e a poesia, obviamente, fizeram parte dos diferentes momentos da “Manif” que culminou com outro símbolo do 25 de Abril, a canção “Grândola, vila morena” de José Afonso, cantada por quase seis centenas de crianças e jovens.